Terapia de controle da raiva

Terapia de controle da raiva

Os programas de controle da raiva oferecem ao indivíduo muitas informações sobre técnicas e estratégias para lidar com a raiva. Existe terapia de controle da raiva disponível para aqueles que sentem a necessidade de levar seu tratamento um passo adiante?

No início da década de 1970, um psiquiatra chamado Aaron T. Beck, MD, desenvolveu uma terapia de controle da raiva com foco na resolução de problemas. Essa terapia inicialmente chamada de Terapia Cognitiva agora também é conhecida como Terapia Cognitivo-Comportamental ou TCC. Beck trabalhou com pacientes por anos usando seu conhecimento psiquiátrico, mas ficou sobrecarregado ao ver o tratamento de seu paciente progredindo apenas lentamente. Beck queria usar uma abordagem mais intensa para a terapia de controle da raiva.

A Terapia Cognitiva é uma forma de terapia de controle da raiva que ajuda a pessoa a corrigir ou alterar detalhes específicos em seu pensamento. Esses detalhes, envolvendo sentimentos negativos, provavelmente levarão à raiva e causarão problemas comportamentais. Beck percebeu que é durante o processo de pensamento que se formam os pensamentos negativos que levam a mudanças nas emoções e no comportamento. Se um indivíduo pudesse ser tratado nesta fase, ajudando-o a mudar sua maneira de pensar, então ele veria mudanças em suas emoções e padrão de comportamento. Usando estratégias e técnicas como treinamento de relaxamento e treinamento de assertividade, a TCC provou ser um método relativamente rápido de proporcionar alívio a um indivíduo e permitir que ele experimente a liberdade por meio da resistência. A terapia cognitiva provou ser o tipo mais eficaz de tratamento psicológico. Sua popularidade se espalhou pelo mundo e é usada por muitos profissionais qualificados para tratar indivíduos com dificuldades comportamentais, como raiva. A literatura sobre TCC está amplamente disponível e há treinamento em TCC para profissionais.

Muitas pessoas que sofrem com problemas relacionados à raiva evitam a terapia. Alguns pensam que não precisam e outros vêem isso como um sinal de fraqueza. O oposto pode ser dito de um indivíduo que procura terapia de controle da raiva. Eles são fortes e determinados, dispostos a tomar todas as medidas necessárias para fazer mudanças positivas em sua vida. Quando uma pessoa chega ao ponto em que pode admitir que precisa de terapia de controle da raiva, é essencial encontrar um terapeuta que a faça se sentir confortável. É importante poder se comunicar facilmente com um terapeuta, pois é essa pessoa que ajudará a remodelar a vida do indivíduo. Construir um relacionamento de confiança com seu terapeuta é vital quando um indivíduo está comprometido com a terapia, não importa quanto tempo leve.

Ser capaz de compartilhar emoções, sejam boas ou ruins, é importante na terapia de controle da raiva. É através do compartilhamento e da confiança que uma pessoa começa a descobrir coisas sobre si mesma. Uma vez que essas descobertas são reveladas, um indivíduo começará a trabalhar para fazer mudanças em seus pensamentos e emoções que levarão a mudanças positivas em suas vidas. A terapia de controle da raiva pode parecer difícil inicialmente, mas com um terapeuta confiante, um indivíduo certamente fará progressos. Essa relação entre o indivíduo e seu terapeuta fornece uma zona de segurança, um lugar onde eles podem se sentir livres para revelar seus pensamentos e inibições mais íntimos. Explorar os sentimentos subjacentes a esses pensamentos acabará por fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso.

A terapia de controle da raiva, seja a TCC ou a reunião regular com um terapeuta, é definitivamente benéfica para as pessoas que se esforçam para resolver problemas relacionados à raiva. Escolher a terapia de controle da raiva é um grande passo e requer o apoio e o incentivo da família e dos amigos.